O projeto ambiental "amigos da vida" surgiu a partir de uma experiência no ano de 2008, quando elaboramos junto aos alunos da sexta série do ensino fundamental, durante os preparativos para a nossa mostra cultural, uma maquete da escola “ecologicamente correta”. Colocamos ali, nossos sonhos de uma escola com um espaço diversificado de aprendizado, que atendesse ao programa da Agenda 21, com ações de preservação ao meio ambiente e educação ambiental. Uma escola além do discurso, que praticasse a sustentabilidade, que refletisse sobre suas ações e provocasse mudanças. Essa experiência foi muito significativa e desencadeou outras ações que vieram a compor o trabalho que hoje apresentamos.
Uma das primeiras preocupações era tornar útil uma área grande da escola, localizada nos fundos, cujo terreno é em declive. Um espaço ocioso, repleto de mato, usado como depósito de lixo e conseqüentemente, atrativo para bichos.
Outra preocupação, resultado de uma reflexão entre alunos, professores e funcionários da escola durante uma conferência realizada sobre meio ambiente, foi a problemática do lixo que produzimos. Percebemos a grande quantidade de papel que descartamos todos os dias na escola sem um fim adequado.
O desejo de despertar interesse em aprender, em ver mudanças de postura, minimizar a apatia dos alunos, em transformar a história de vida deles, através da educação foi decisivo na realização deste trabalho.
Não podemos deixar de relatar a necessidade de encontrar prazer no trabalho que realizamos. Buscamos associar ao nosso trabalho as condições necessárias para exercermos nossa função com satisfação, de forma que nos completássemos como profissionais e pessoas que somos.
As idéias foram amadurecendo, e começamos a colocá-las em prática no início do ano de 2009...
É isso, aí, vocês estão de parabéns. Concordo que precisamos nadar contra a maré, sair do comum, buscar novos métodos para o ensino resgatar o prazer e interesse de todos.
ResponderExcluir