sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Amigos da Vida na Assembleia Legislativa de São Paulo

sábado, 4 de dezembro de 2010
Entrega dos certificados
Certificado de participação no projeto
Muito mais que "pintar o sete"
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Saiba mais sobre o húmus de minhoca
Composição média do húmus de minhoca:Macronutrientes: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S);Micronutrientes Manganês (Mn), Ferro (Fe), Cobre (Cu), Zinco (Z), Cobalto (Co), Boro (B) e Molibdênio (Mo);
Por ser um produto natural a sua dosagem não afeta as plantas, como os químicos que possuem toxidade razoavelmente elevada, podendo ser usado com qualquer espécie terrestre ou aquática;
Dependendo da sua composição fornecerá nutrientes para suas plantas durante anos.
Tem alto índice de trocas catiônicas, por isso retêm melhor seus elementos macro e microelementos, liberando-os dosadamente, tornando a adubação mais eficaz e duradoura;
Comparado a um solo fértil natural o húmus apresenta 5 vezes mais Nitrogênio, 2 vezes mais Cálcio, 4 vezes mais Magnésio, 7 vezes mais Fósforo e 11 vezes mais Potássio;
Granulometria muito boa, possibilitando a formação perfeita de raízes principais e secundárias;
O Húmus de Minhoca, devidamente tratado, não oferece riscos de fermentação, casos comuns quando se usa terra vegetal.
É um produto natural, biodegradável e portanto ecológico.
Umidade........................................... 45 a 58% pH.................................................. 7,11 a 7,54 Matéria Orgânica................................. 42 a 56% Nitrogênio......................................... 1,66 a 2,04% Fósforo.........................................1,42 a 3,82% Potássio........................................... 1,44 a 2,23% Cálcio............................................ 5,44 a 7,26%Magnésio.......................................... 0,88 a 1,32%Magnésio..................................... 0,88 a 1,32%Ferro............................................... 0,82 a 1,84% Manganês......................................... 552 a 767 Zinco............................................... 418 a 1235 Cobre.............................................. 193 a 313 Cobalto............................................ 15 a 37Carga Bacteriana................................. 5x10.8 a 2x10.12
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Arte em ação!
Equipe Amigos da vida
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Ecocaverna
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Visita ao Borboletário de Osasco
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Amigos da Vida agendam visita ao Borboletário
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Para a vida toda - por Henrique
Igor conta sua experiência na reciclagem de papel
Jennifer e Letícia destacam a importância dos multiplicadores
Passamos por todas as áreas do projeto, como por exemplo minhocário, horta, reciclagem de papel, compostagem e aquário, em todas essas áreas havia um auxiliador com experiência auxiliando a gente. Após algum tempo percebemos que o queríamos ficar realmente no aquário. Quando fomos para o aquário realmente não sabíamos nada, mas um auxiliador chamado Henrique que há um ano está no projeto, que teve algumas recaídas. Aprendemos várias coisas como: como limpar o vidro, retirar o pH, como a temperatura do aquário deve estar, retirar uma certa quantidade de água, tensão superficial, retirar a sujeira, replantar as plantas, retirar o cloro da água com o produto.
Aprendemos também sobre “sifonagem” que retira resíduos do aquário, em sala de aula estamos começando a aprender sobre Ecossistema e descobrimos que o aquário é um micro –ecossistema.” Jennifer Miranda e Letícia Manthay – 6 série B
Gabriel fala sobre sustentabilidade
O aprendizado de Leonardo
Estamos fazendo uma peça sobre a compostagem estamos ensaiando e está ficando legal e eu sou uma maça que foi jogada no lugar errado. Acho que é só, mas estou muito feliz de estar no projeto”. Leonardo Langervisch - 6 série A
domingo, 26 de setembro de 2010
Quem participa do projeto?
domingo, 12 de setembro de 2010
Atividades realizadas no projeto "Amigos da Vida"
Mantemos uma compostagem formada pela arrecadação do lixo orgânico das casas dos alunos e professores da escola, que gentilmente colaboram separando as cascas de frutas e legumes, talos de verduras e outros orgânicos.
Esse material, após sua decomposição é encaminhado ao nosso minhocário, que servirá de substrato para as minhocas da espécie vermelha da califórnia que durante aproximadamente 45 dias, transformarão em húmus.
O Húmus de minhoca produzido é utilizado em nossa estufa como adubo, nos canteiros de hortaliças, nos vasos e árvores da escola. O excesso é vendido e os recursos revertidos à manutenção do próprio projeto. Os produtos da horta, são distribuídos entre os alunos da escola.
O húmus de minhoca também utilizamos, após tratamento adequado, na formação do substrato de um aquário de 200 litros, no qual mantemos cerca de 33 peixes.
O papel descartado pelos alunos e professores também recebem um tratamento especial, passando pelo processo de reciclagem e transformados artisticamente em cartões, porta retratos e outros.
O grupo Amigos da Vida, além da manutenção desses espaços, trabalha com a educação ambiental de alunos e comunidade, através de um tour ecológico pela escola e dramatizações, onde transmitem a consciência ecológica na qual estão sendo formados.
Objetivos do projeto "Amigos da Vida"
• Ampliação do espaço de aprendizagem
• Desenvolver uma consciência ecológica.
• Formar multiplicadores desta proposta de educação ambiental.
• Formação para o mercado de trabalho
• Praticar a auto-sustentabilidade
• Aprendizagem de conceitos que levem ao respeito à vida
• Desenvolvimento da leitura e escrita
• Desenvolvimento da oralidade
• Desenvolvimento de expressões artísticas
• Envolvimento no processo educativo
Como tudo começou!
Uma das primeiras preocupações era tornar útil uma área grande da escola, localizada nos fundos, cujo terreno é em declive. Um espaço ocioso, repleto de mato, usado como depósito de lixo e conseqüentemente, atrativo para bichos.
Outra preocupação, resultado de uma reflexão entre alunos, professores e funcionários da escola durante uma conferência realizada sobre meio ambiente, foi a problemática do lixo que produzimos. Percebemos a grande quantidade de papel que descartamos todos os dias na escola sem um fim adequado.
O desejo de despertar interesse em aprender, em ver mudanças de postura, minimizar a apatia dos alunos, em transformar a história de vida deles, através da educação foi decisivo na realização deste trabalho.
Não podemos deixar de relatar a necessidade de encontrar prazer no trabalho que realizamos. Buscamos associar ao nosso trabalho as condições necessárias para exercermos nossa função com satisfação, de forma que nos completássemos como profissionais e pessoas que somos.
As idéias foram amadurecendo, e começamos a colocá-las em prática no início do ano de 2009...