sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nosso gramado!

Estamos na tentativa de formação de um gramado por semeadura. Hoje, trabalhamos bastante na retirada das ervas daninhas e preparamos o terreno para a semeadura. Em breve postaremos fotos . Aguardem!!

Amigos da Vida

Formação de gramados

1 - Antes de semear, faça a completa limpeza da área, removendo todo tipo de entulho, incluindo pedras, galhos e matos existentes. Prepare o solo utilizando-se de arado, grade niveladora ou enxada e rastelo até que o solo apresente-se o mais destorroado possível (“pulverizado”).

2 - Se sua área for muito infestada de mato, aplique sobre o terreno algum produto específico para matar as plantas daninhas existentes (Glifosate). Siga corretamente as instruções de uso do produto no que se refere a dosagem, carência e método de aplicação.

3 - Faça uma cobertura fina sobre todo o terreno utilizando-se de matéria orgânica (substrato ou turfa), terra vegetal peneirada ou algum condicionador de solo, se possível misturado com areia média.

4 - Nivele seu terreno com um rastelo ou um rolinho, de maneira que promova uma superfície lisa e uniforme para receber as sementes.

5 - Molhe a área nivelada e observe por pontos de encharcamento para prevenir problemas futuros com a drenagem do local. Em locais mais encharcados, recomendamos que se execute a drenagem da área antes da semeadura.

6 - Aplique calcário dolomítico numa razão de 25kg/100m2 mais um adubo “starter de formulação NPK 04-14-08 ou 04-30-10, para facilitar o desenvolvimento do sistema radicular das sementes.

7 - Faça a semeadura da área utilizando-se se um semeador ou manualmente, distribuindo uniformemente as sementes sobre o terreno. Aplique as sementes de acordo com a tabela de medidas recomendadas.

8 - Após a semeadura, passe um rolo pequeno sobre as sementes, ou aplique sobre todo o terreno uma cobertura fina com o mesmo composto usado na cobertura inicial, tomando-se muito cuidado para não soterrar as sementes (0,5 cm no máximo).

Certifique-se de que o terreno esteja bem firme, a fim de assegurar que as sementes

entrem em contato com o solo

9 - ÁGUA. É muito importante e crucial para o sucesso da semeadura. Molhe constantemente para manter o solo úmido, mas evite excessos para não formar poças ou encharcar a área. Molhe no mínimo 3 vezes ao dia, durante o período de germinação (7 – 12 dias). Após esse período continue molhando uma ou duas vezes por dia, dependendo da temperatura, até o gramado estar formado. Em regiões muito secas, molhe o terreno o quanto necessário para manter o solo úmido.

10 - Em 3 a 4 semanas comece a adubar a área com fertilizante de formulação

NPK 10-10-10 ou 20-05-20 ou similar. A adubação irá acelerar o desenvolvimento do

Gramado.

11 - Entre 4 a 6 semanas execute o primeiro corte e depois corte regularmente (1 a 2 vezes por semana) mantendo o gramado na altura desejada, evitando cortes muito rasteiros.